Em busca das "modalidades" musicais
Abstract
Eero Tarasti é musicólogo e semioticista finlandês, professor emérito de musicologia da Universidade de Helsinque, na Finlândia, presidente da IASS – International Association for Semiotics Studies, entre os anos 2004-2014, é doutor Honoris causa por várias universidades europeias e dos EUA, autor de mais de 50 livros traduzidos para várias línguas e um dos mais importantes intelectuais que participaram da estruturação do campo de estudos semiótica da música.
Na ocasião, o autor nos oferece o texto “Em busca das modalidades musicais”, uma reflexão refinada sobre a complexidade do signo musical, pela sua natureza, mas também pela variabilidade intrínseca decorrente da modalização executada pelo intérprete. O simples fato de a mesma obra poder ser interpretada de diferente modo é a prova de que as modalidades dos temas musicais se distinguem, ou de que esses temas aplicam as mesmas modalidades, em doses diferentes e em compostos diferentes, ao mesmo objeto semiótico. Tarasti adverte que uma distinção tipológica clássica estabelecida pela diferença entre interpretações «objetivas» e «subjetivas» é insuficiente. Poucos artistas se elevam acima desta dicotomia para serem subjetivamente passionais e, ao mesmo tempo, ouvirem a sua própria execução com perfeita objetividade, sendo esta a trajetória necessária à compreensão da complexidade do signo musical.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Eero Tarasti (Autor)

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.